Limpo de mãos e puro de coração

“Quem subirá ao monte do Senhor...? Quem há de permanecer no seu santo lugar? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.” Salmo 24: 3,4.

Esta mesma pergunta, com respostas semelhantes, aparece no Salmo 15 e em Isaías 33: 15 e 16. Nestes versos estão descritos aqueles que são aceitáveis a Deus e são convidados a morar com Ele.

Os rabinos ensinavam 613 mandamentos a fim de ser justo. No Salmo 15 são 11 mandamentos, em Isaías 33 são 6 requisitos, em Salmo 24 são 4 mandamentos, em Miquéias 6: 8 são 3, enquanto Habacuque cita apenas 1 – a fé, como único caminho para o perdão dos pecados e acesso à presença de Deus.

Estes versos não apresentam uma prescrição para ser salvo, mas uma descrição de como as pessoas salvas devem viver a fim de agradar a Deus e ter comunhão com Ele. Wiersbe, vol 3 pp. 114 e 115.

Nestes textos há duas palavras que são usadas como sinônimas: habitar e morar. Habitar sugere uma passagem temporária, enquanto morar refere-se a viver em caráter permanente, como é o plano de Deus.

Um resumo que pode ser feito da junção destes capítulos e versículos é o seguinte: aqueles que foram salvos por Cristo e irão morar com Ele têm quatro atitudes: têm as mãos limpas, têm o coração puro, venceram a vaidade e falam somente a verdade.

Ter mãos limpas significa ter um caráter irrepreensível. Isto não quer dizer “impecável”, pois todos pecam, mas significa solidez de caráter e lealdade total a Deus. Significa não se contaminar com as várias formas de corrupção que há e manter as mãos consagradas à vontade de Deus.

Ter o coração puro tem a ver com motivações e caráter piedoso, fazer as coisas corretas com os motivos corretos. Para Deus tão importante quanto o que se faz é o motivo que nos leva a fazer as coisas. O que me leva a servir a Deus? É preciso ter isto bem claro na mente.

Quando se fala em vitória sobre a vaidade, uma das lembranças que vem à mente é a luta com o dinheiro. Uma pesquisa diz que para a média das pessoas, 80% do tempo útil de cada dia é gasto sonhando, pensando e correndo atrás do dinheiro.

Será que este comportamento pode ser considerado cristão?

Como usar sem vaidade o dinheiro que Deus nos dá? O livro Parábolas de Jesus tem a resposta: o dinheiro deve ser usado para suprir as nossas necessidades, para suprir as necessidades dos outros e para fazer avançar a causa de Cristo na terra.

Aqueles que irão morar com o Senhor falam somente a verdade e seguem o conselho de Paulo: “... tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo... nisso pensai.” Filipenses 4: 8.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails