Ela deu tudo quanto tinha

“Olhando Ele, viu os ricos lançarem as suas moedas no gazofilácio. Viu também uma viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas.” Lucas 21:1 e 2.

Apenas Marcos e Lucas fazem menção da dádiva desta mulher que, além de pobre, era viúva. Marcos descreve Jesus assentado e observando “a maneira como o povo lançava ali o dinheiro”. Marcos 12:41.

Estes textos são mencionados para chamar a nossa atenção de que Jesus Se importa com as nossas dádivas e mais do que isto, Ele observa o motivo pelo qual ofertamos.

Tenho pensado porque ambos os evangelhos mencionam o detalhe de que foram duas moedas depositadas pela viúva.

Se na observação feita por Jesus, Ele menciona que esta pobre mulher deu mais do que todos, porque ela deu tudo o que tinha, é porque Jesus conhecia a mulher e sabia da sua fidelidade, apesar de suas dificuldades.

Porque duas moedas e não uma?

Primeiro: Sua dádiva era planejada, e uma moeda não representaria seu compromisso de fidelidade com Deus.

Segundo: Estas duas moedas não se constituíam da sobra de seus recursos após ter gastado tudo o que tinha; não, mas era, agora, tudo o que tinha porque, antecipadamente aos seus gastos, antes de consumir o seu mísero salário, ela primeiro separou o que era devido ao Senhor e pôs de parte para ser consagrado no Templo do Senhor.

Terceiro: Eram duas moedas porque uma representava sua consciência de adoração ao Deus que lhe criou – era exatamente a décima parte de tudo o que chegara as suas mãos – era o seu dízimo. E a outra moeda era sua consciência de gratidão ao Deus que lhe salvou, pois era um segundo dízimo que trazia ao Senhor como ofertas.

Era sim, tudo o que tinha, porque as outras oito moedas que lhe sobraram, após ter posto de parte o que levaria ao templo, fora gasto sem nada mais lhe restar.

Que bênção incalculável esta pobre viúva não levou para sua casa neste dia após tão perfeita e admirável adoração e reconhecida gratidão a Deus?! Quem seria ela entre as mulheres abençoadas que servia a igreja apostólica? Certamente fora uma mulher muito abençoada entre outras na igreja, porque o Senhor é quem promete: “abrirei as janelas do Céu, e derramarei sobre vós uma bênção tal...” Malaquias 3:10.

Temos sido fiéis a Deus em prestar-Lhe adoração e gratidão trazendo nossos dízimos e nossas ofertas? Ou temos sido fiéis no dízimo e não damos ofertas proporcionais às bênçãos recebidas?

Precisamos todos nós, crentes em Deus, ter um pacto de fidelidade quanto as nossas ofertas, assim como em nossos dízimos.

Não nos esqueçamos neste sábado: - Jesus observa os ofertantes e sonda-lhes os motivos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails