Bem-aventurados os que lêem

"Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo" (Apocalipse 1:3) - NVI

O leitor aqui mencionado não é o leitor privado, mas o que é encarregado de ler a Palavra em voz alta, diante da congregação. A leitura da Palavra deve ocupar um lugar de destaque e primazia no culto público.

A leitura da Palavra de Deus em frente da congregação, sempre foi e deve ser um dos maiores privilégios da igreja. (Is. 55:11; Jo. 5:39; Jr. 15:16).

Esta bem-aventurança faz parte das sete bem-aventuranças do Apocalipse e é a primeira dentre as sete; e nos parece que na lógica divina está na ordem de importância e funcionalidade. Como se conheceriam e se receberiam as bênçãos das demais bem-aventuranças, sem a bem-aventurança de ler?

A bem-aventurança de “ler” implica em “obedecer”. Que privilégio temos de ser ávidos leitores, pelas facilidades que dispomos da Bíblia na Linguagem de Hoje, Bíblia da Mulher, Bíblia para Crianças, Bíblia Ilustrada, Bíblia On-Line, Bíblia Comunhão e Ação. Há bíblias nas mais variadas versões, isto sem mencionar os livros e revistas denominacionais que levam à Bíblia e nos chegam com facilidade e preços acessíveis. Enfim, há tudo a favor para se receber a bem-aventurança daquele que lê.

Para ler, dependemos da palavra escrita, e ela chegou a nós através de tabuinhas de símbolos cuneiformes em argila, papiros de junco do Rio Nilo, pergaminhos em couro de animais até, por fim, a imprensa de Johann Gutemberg, por volta de 1517. Assim, a Palavra do Senhor escrita hoje, alcança bilhões de lares em milhares de idiomas e dialetos, como o livro mais traduzido, mais lido, mais vendido e que deve ser o mais amado.

A Palavra escrita, por sua perdurabilidade, tem alcançado e transformado vidas através dos séculos em todo o mundo. Não são poucos os testemunhos de pessoas que foram alcançadas pelo poder salvador de Jesus, através de textos bíblicos enviados dentro de pães artesanais, sacos de cereais, embalagens de panelas, enfim, textos escritos da Palavra, enviados por cristãos que muito desejam partilhar da bênção de “bem-aventurados os que lêem.”

São muitas as experiências de famílias que conheceram a Jesus e serão salvas pelo acesso à Palavra Escrita, porque um anjo da página impressa rompeu as barreiras da selva de pedra das grandes cidades, com seus prédios e condomínios impenetráveis, e alcançou no lar ou no escritório, o leitor desapontado e sem esperança neste mundo, mas que a bem-aventurança da Palavra escrita alcançou-lhe o coração.

O que dizer do passado, quando estes mensageiros da página impressa, ainda em lombos de animais, percorriam quilômetros de poentas estradas, para que a Palavra Escrita alcançasse os sedentos da salvação.

Neste sábado, devemos ser gratos a Deus pela bem-aventurança dos que lêem, porque de uma maneira ou de outra todos nós fomos beneficiados e, concomitantemente, devemos partilhar esta bênção, especialmente no dia do Senhor.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails