A nação israelita estava diante de um futuro sombrio. Havia expectativas de os babilônios invadirem Jerusalém e levarem o povo para o cativeiro.
O profeta lamenta a sorte de Israel fazendo três perguntas que estão no texto acima. Ele menciona um remédio que poderia curar a nação israelita, o famoso bálsamo de Gileade, proveniente de uma região montanhosa ao leste do Rio Jordão. Gileade significa “Monte do Testemunho”, devido à aliança feita entre Labão e Jacó. Gênesis 31:22-55.
O medicamento era extraído de uma pequena planta medicinal que possuía uma resina de muito valor terapêutico. Tornou-se famoso, e é considerado um dos mais antigos remédios conhecidos na Bíblia. Comercializado no Egito, onde a ciência médica era a mais avançada da época. Gênesis 37:25.
Nos dias do profeta Jeremias esta substância curativa ainda continuava famosa. Em Gileade havia sempre uma solução para as enfermidades dos povos. Quando falhavam os demais remédios, ainda havia uma esperança, o bálsamo de Gileade. Ele não era para uso exclusivo do povo de Israel. As nações pagãs também podiam desfrutar dos seus valores medicinais, inclusive o Egito e a Babilônia. Jeremias 46:11 ; 51:7-9.
Infelizmente o orgulho, a soberba e a idolatria impediram Israel de receber a cura oferecida pelo profeta de Deus.
O Bálsamo de Gileade é um símbolo de Jesus Cristo. Quando todos os outros recursos e soluções falharem, ainda existe uma esperança. Jesus Cristo é o Grande Médico da alma. Ele pode curar todas as enfermidades do pecador. As misericórdias curadoras de Deus podem curar todos os males morais e espirituais dos pecadores arrependidos. Salmo 103:2-3.
O mundo de hoje também necessita deste Bálsamo. A prática do pecado está levando seus habitantes ao sofrimento, depressão, angústia e morte. Os pecadores precisam saber que existe um bálsamo em Gileade. Que Jesus Cristo pode curar as enfermidades e as angústias da alma.
Nossas igrejas, hospitais, clínicas e escolas devem ser “Gileades Modernos”, possuidores do Bálsamo Divino. A nossa sociedade precisa ter conhecimento dessa boa notícia.
“Muitos há que não têm mais esperança. Dai-lhes novamente a luz do sol. Muitos perderam o ânimo. Dizei-lhes palavras de conforto. Orai por eles. Há os que carecem do pão da vida. Lede-lhes da palavra de Deus. Muitos padecem de uma enfermidade da alma que bálsamo nenhum pode restaurar, médico algum curar. Orai por essas almas, encaminhai-as a Jesus, contai-lhes que há bálsamo e um Médico em Gileade.” Parábolas de Jesus, p. 418.
Neste sábado, levemos os pecadores a esses lugares para que ali possam receber a cura da alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário