Os Equipamentos de Proteção Individual do Cristão

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:10 e 11.

Coisas comuns do dia-a-dia transformam-se em experiências únicas e inesquecíveis quando ocorrem pela primeira vez. Como por exemplo, para um engenheiro civil é comum usar um capacete de proteção para visitar grandes obras. Mas, para mim, como estudante de Engenharia Civil, foi inesquecível a primeira vez que eu usei este equipamento.

A minha turma de Engenharia, do UNASP-EC, agendou a primeira visita a um túnel em construção na cidade de Campinas, fiquei muito empolgada com aquela oportunidade. No dia marcado fomos até o local, e antes de começar a visita, o engenheiro responsável explicou-nos sobre a obra. Ele também nos passou algumas regras de segurança que deveríamos seguir enquanto estivéssemos no túnel. Cada um recebeu os equipamentos de proteção individual (E.P.I.): um capacete de proteção, uma máscara, um protetor para ouvidos, e por ser um dia chuvoso, uma capa de chuva. Enquanto descíamos as escadas para entrar na passagem subterrânea, mal conseguia conter a emoção, tanto pela visita, como por estar usando o capacete de proteção. A visita correu bem, pudemos aprender muito naquele dia e no final todos nós ganhamos o kit dos equipamentos de proteção individual.

O apóstolo Paulo, em Efésios 6: 10 a 20, fala da armadura de Deus, que é o equipamento de proteção individual, com o qual todo cristão precisa revestir-se. Assim como o E.P.I. tem a função de amenizar os agentes que podem agredir o trabalhador e proteger sua integridade física, a armadura de Deus nos fortalece para ficarmos firmes contra as ciladas do inimigo.

Os equipamentos podem variar de acordo com o tipo de trabalho realizado. Porém, para lutar contra o mal, é necessário que nos revistamos a cada dia de toda a armadura divina: cingir os lombos com a verdade, vestir a couraça da justiça, calçar os pés com o estudo do evangelho, tomar o escudo da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito, vigiar e orar constantemente.

Durante a semana, algum destes aparelhos de segurança podem ter se desgastado, sujado ou quebrado. O sábado é o dia que você pode trazer seus equipamentos de proteção individual até o Senhor para que Ele os restaure; limpe o que sujou, e lhe dê um novo equipamento se for necessário. Feliz Sábado!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails